sexta-feira, 25 de abril de 2014

Desejo um Excelente descanso, para todos os Meus Leitores que Amo!




Beijos da Amiga,Reijane Passos!

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Lá vem a Páscoa,e com ela a Falta de Criatividadeeee!



Em uma postagem anterior do Meu Blog,reportei-me á questão da Mesmice em Tempos de Páscoa  e em comemorações num sentido geral. Penso que a maioria das Escolas só preocupam-se com os tais "numerozinhos musicais",com as lembrancinhas peculiares às datas e esquecem-se de estimular um item mais do que premente,a Criatividade!!

 Não foram raras as vezes em que me deparei com a tal música, "Coelhinho da Páscoa,o que trazes para mim?",KKKKKKKKKK! Não foram poucas mesmo!!!

 Nas Escolas nas quais atuo ou atuei,busco antes de tudo estimular a nossa Equipe à um resgate de tudo que tenha a ver com a criação livre e com as Produções artísticas brotadas a partir da consciência coletiva,acerca da real significação da Páscoa! E aí Vocês me perguntam: -" O que é isso mesmo?Ou, o que Você quer dizer com "Consciência Coletiva?"
Pois bem,de nada adianta,ensaiarmos os pequeninos da Educação Infantil para as apresentações caracterizados de Coelhinhos e Coelhinhas,sem que anteriormente à data já tenhamos iniciado um Ciclo de trabalhos voltados à conscientização lúdico-explicativa da data,através de peças teatrais propostas entre os mesmos,trabalhos com fantoches,mostra de desenhos animados e toda a sorte de ludicidade voltada à plena compreensão ou pelo menos,prévia elucidação do Evento,pois,"comemorar por comemorar" não produz efeito,pelo menos a nível de Aprendizagem,o que na minha opinião deverá ser o mais importante;não apenas para os Pequenos estudantes,mas,sim,para todos os inseridos no processo da apropriação de conhecimentos como um todo,não acham?

Já entre alunos maiores dos Ensinos Fundamental I e II,acredito plenamente num Trabalho prévio acerca dos valores contidos nesta Comemoração,tais como: o Respeito à Família, à União,às Tradições,ao Amor;mas,antes de tudo, deveremos já ter elucidado ou pelo menos,já termos inserido a nossa classe nesse contexto  a nível processual;não esquecendo de forma alguma de ressaltar o Papel Religioso que possui esta data! Muitos esperam ansiosamente este Evento como "Mero Passaporte" para as Folgas Escolares,para os Passeios e para a tão Sonhada comilança de Ovos de Chocolate e das Iguarias apresentadas e servidas como "Carro chefe do Evento!"

 Mas,digam-me? A Páscoa deve ser apenas isso? Os meus Trabalhos como Coordenador(a) devem estar restritos meramente à cobranças evasivas,ou posso estimular o Meu grupo a criar e explorar mais dos meus alunos,sejam Eles da Educação Infantil, Ensinos Fundamental I  e II, Ensino Médio ou Classes de Jovens e Adultos (EJA)?



 PENSEMOS NISSO! 







Vamos alegrar a Nossa Páscoa,mas,antes de tudo,vamos dar à ela uma Significação mais consistente,Plena e Produtiva! "Coelhinho da Páscoa,o que trazes para mim?" De novo?Ninguém mereceeeeeeeeeeeee!


                    Beijos , Reijane Passos !!!