sábado, 15 de maio de 2010

A Violência Escolar !

Como lidar com esta Temeridade Agora e no Futuro??







Atualmente este Tema tem sido um dos mais presentes no Cotidiano Escolar ! Como lidar com um Problema tão complexo? Muitas vezes, me deparo refletindo acerca de várias situações já enfrentadas por mim, no decorrer da minha Profissão e também noticiadas pela Mídia! Comparo a Violência Escolar a um "Polvo"cheio de tentáculos permanentes e prontos para uma adesão fixa à qualquer instante!




Tudo começa de forma rápida e aparentemente "Inocente!" Um simples apelido e gracejos em público vão tomando forma, ganhando Força e acabam por transformar-se em Abusos "Repetitivos,Preconceituosos e absurdamente desapercebidos ou ignorados pela Escola!"

O Escolhido ou Escolhida, torna-se atração da Classe e muitas vezes de todo o Colégio;os abusos e agressões passam de simples "Zombarias" a Agressões verbais,Morais e Psicológicas! Em última instância a Criança ou Adolescente vítima da "Violência Escolar" é coagido(a) a não denunciar!! Por medo de sofrer mais abusos e Torturas morais em público "Eles(as) se calam!" E o ciclo continua ininterruptamente!
Em alguns casos,existem pessoas que enfrentam os Agressores e quase sempre pagam um preço alto por isso!
Conheço o caso de uma garota, que agrediu violentamente a sua Colega simplesmente pelo fato da Colega estar em uma Festinha ocorrida na Escola,com uma Blusa do mesmo modelo que a sua! Acreditem se puderem! Enquanto a garota era agredida, os colegas vibravam e faziam apostas para ver quem apanhava mais e quem batia mais! Um espetáculo deprimente! Lastimável mesmo!
Ao perceber a agressão, uma Professora de Matemática que encontrava-se no local avisou aos Seguranças e a "Fera Juvenil" (A agressora!) foi contida! E para delírio da Platéia;ou melhor,da "Arena"presente, a Agressora jurou vingar-se da Professora de Matemática! Segundo ela,a Professora ao "apartar a briga" tirou dela o direito de "Resolver o seu Problema!" Em suma,a garota afirmou ter sido desmoralizada pela Professora!! Pasmem!!!
Para Surpresa de todos, a Garota vingou-se mesmo da Professora de Matemática!! Ao sair da Escola em um dia de Planejamento, a referida Professora foi surpreendida pela aluna munida de um "Estilete"! Ao tentar defender-se a Profissional foi atingida no rosto!!! Levou 7 pontos e foi afastada da Escola por medidas de segurança! E o que aconteceu à pobre garotinha? Nada! Nada mesmo! Foi suspensa das atividades escolares e submetida à acompanhamento Psicológico! Que gracinha! Os Pais da Garota ao serem ouvidos,afirmaram que a "Filha deles era uma boa garota! Se ela agrediu a Colega e a Professora deve ter sido provocada por ambas! Sempre ensinamos os Nossos Filhos a não levarem desaforos para casa!" Imaginem Vocês!!
Sendo assim,ficou claro para mim que "Alunos Agressivos",muitas vezes são produto de Lares Agressivos e de Pais Agressivos!"

Precisamos de Acompanhamento constante nas Escolas,para que o Caos da Violência Escolar seja contido! De nada adianta a tal "Ronda Escolar!" e outros métodos ineficientes que dispomos atualmente! Precisamos de Acompanhamento principalmente às Famílias dos Alunos!! Sim! É isso mesmo!!
Não podemos apenas falar de Amor,Compreensão e demais temas na Escola para estes Alunos! Precisamos fazer com que entendam que a Violência que começa em casa e é estimulada e ignorada pelos Pais é a principal porta de Entrada para um Comportamento Agressivo dentro do Espaço Escolar!

Algumas sugestões de Leitura sobre Temática da Violência Escolar:





Esse eu tenho! Já li e Reli 2 vezes! É uma obra maravilhosa!

Divide-se em duas partes: A PARTE I investiga o contexto do Desrespeito e do Bullying;estabelecendo Fundamentos teóricos para novas Perspectivas e Soluções. A PARTE II consiste em exemplos vivos e criativos deste Trabalho em Ação.

VALE Á PENA TÊ-LO EM SUA BIBLIOTECA PARTICULAR!!

Os demais ainda não conheço! Contudo,irei lê-los com certeza!!!
















ATÉ MAIS !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário