terça-feira, 2 de março de 2010

Dinâmicas de Trabalho para a Páscoa!





Eh Amigas(os)!

Ainda bem não esquecemos as Recordações do Carnaval,já estamos nos preparando para a Páscoa!
E como sempre,a minha maior preocupação sempre foi "Aquele Professor.....,que nunca tem idéia alguma a respeito de nada!" Ou seja,quem acompanha as minhas Postagens sabe bem, a quem estou referindo-me! E para quem não lembra, ou não leu esta Postagem refiro-me ao tal "Professor Bicho-Preguiça!" (Áquele "Devagar,quase parando!" Lembram?)É para lidar com estas Personagens que devemos nos preparar!Como sempre, estão na mesmice e como não são adeptos da criatividade,nada melhor,do que levarmos "Dinâmicas interessantes e motivadoras",para os nossos AC'S! O efeito deverá sempre ser contrário ao esperado! É comum,ouvirmos destes:-" Menina,ando tão atarefada que não estou tendo tempo, de pensar em nada diferente para as minhas aulas! - "Diz para mim:" Já que é Coordenadora, me dá aí algumas idéias!!Por favor! E se possível,daria para me dar um modelo de lembrancinha? Ah!Antes que esqueça:-"Você bem sabe,que não tenho jeito algum,para trabalhos manuais! Daria para me ajudar a fazer alguma coisa?" Nisso"Você é excelente!" Lá vem o Golpe! E lá vamos nós! Caindo como Patinhas! Somos "As Polianas da Vida!" E pela milionésima vez, repetimos a mesma atitude!Pensamos nos Alunos Coitadinhos!Eu pelo menos,penso sempre neles!Não os trato,com o mesmo descaso que a sua Professora ou Professor! Eles são vítimas de um Professor(a) acomodado(a)! Já pensando nisso,elaborei algumas Dinâmicas de grupo simples e divertidas!Podem ser feitas pelos Professores em sala de aula com seus alunos e por Nós com os Professores nos AC'S!
Quero ver qual vai ser a desculpa do "Grupinho sem Tempo",desta vez!
Pelo Amor de Deus!Vamos estimular a criatividade em nossos Professores! As Crianças já estão cheias,saturadas mesmo da velha música do tempo das "CAVERNAS": "Coelhinho da Páscoa,que trazes pra mim?" E os pobres coitados dos Pais!Esses então!São os que mais sofrem! Todo o Ano a mesma música,o mesmo número musical!
O Coelhinho da Páscoa,já anda tão estressado com esta música,que as crianças correm o grande risco de ouvirem a seguinte resposta! " QUEREM SABER MESMO, O QUE TRAGO PRA VOCÊS? NADA!QUERO SOSSEGO E PAZ, PARA PUDER DAR MEUS PULINHOS E COMER MINHA CENOURINHA LONGE DE TODOS! VOCÊS NÃO SABEM CANTAR OUTRA COISA NÃO?ME ESQUEÇAM POR PELO MENOS, DEZ MILHÕES DE PÁSCOAS!!!!




Acreditem! Se a Criatividade dos nossos "Bichinhos-Preguiça",continuar caminhando assim, à passos morosos e desritmados... Até o Coelhinho da Páscoa,vai desejar "Dar umas mordidinhas na Grade Curricular do Ensino Brasileiro!!!!!!!!!!!"


Tema da Dinâmica: "O MELHOR CHOCOLATE!"


Esta Dinâmica de trabalho pertence á Coletânea da Ir.Monique Marie M.Bourget e foi adaptada por mim,para desenvolvimento na Unidade de Ensino na qual atuo!As Dinâmicas são grandes marcos no avanço da aprendizagem e da Socialização como um todo;Contudo,não existirão respostas semelhantes jamais!Cada Unidade de Ensino,possui sua própria identidade e à estas especificidades deverão ser incorporadas a nossa Originalidade!ESPERO QUE CRIEM OUTRAS POSSIBILIDADES TAMBÉM,DENTRO DESTA MESMA DINÂMICA!

(Reijane Cruz Passos)



*OBJETIVOS:

1)Desenvolver a afetividade entre os Participantes.
2)Discutir os Sentimentos que favorecem ou dificultam as relações interpessoais.
3)Discutir Valores e Ética nas Relações Pessoais.

* Nº DE PARTICIPANTES:

Até 40 pessoas

*Duração: 15 a 20 minutos.


*Materiais necessários:

(Uma Bandeja)






(Bombons variados - Pelo menos mais de 40 bombons,ou seja,em número superior ao número dos participantes)




*Preparo da Técnica:

Prepare um local que comporte todos os participantes em círculo,de pé.O facilitador deverá fazer parte do círculo e ficar com a bandeja contendo os Bombons nas mãos.

*Desenvolvimento da Técnica:

O facilitador motiva os PARTICIPANTES,dizendo:-"Estes Bombons são para Vocês!"Por essa razão,podem escolher aquele de que mais gostar! Em seguida,passe a bandeja um a um,até que todos tenham obtido o seu.Você deverá orientá-los,para que não comam o bombon naquele momento.Você deverá dizer ao grupo:_" Todos Vocês tiveram a oportunidade de escolher o seu bombom preferido,ou pelo menos,aquele que mais o agradou não foi?"
Pergunte ao grupo: "Foi bom escolher o que gostava,ou não teve a oportunidade de escolher o que mais desejava? Está satisfeito com o que pegou? Olhe bem para o seu Bombom!Ele é saboroso não é? Então ele é o melhor que Você tem,não é mesmo?Agora,olhe bem para o seu Colega da Direita e dê a ele o seu Bombom como Presente!Abrace-o bem forte e diga-lhe:-"Eu estou te presenteando com o melhor que possuo!Quando todo o grupo concluir a Partilha dos Bombons,faça a seguinte Reflexão:-" Como foi abrir mão do que mais gosta, para o Companheiro(a)? O Bombom que recebeu agradou-lhe ou não? Será que o que era o "Melhor" para Você,foi o "Melhor" para o Outro? E o "Melhor" do Outro te fez Feliz? O que Você pretende fazer com o "Melhor" do Outro?

Esta Dinâmica nos remete à profundas Reflexões! Muitas situações são avaliadas! Por um momento,nos questionamos acerca dos nossos Pontos de vista em relação á tudo! Tudo mesmo! Questionamos muita coisa!Dentre elas,a nossa grande dificuldade para doar aquilo que temos ao Próximo, a insatisfação que muitas vezes demonstramos ao receber algo que não nos agrada!A Ética é amplamente discutida através deste Trabalho,o Respeito que devemos ter em relação ás necessidades do Outro,O entendimnto entre as Partes!(Este ponto fo o mais articulado dentro da ESCOLA!) Quanta falta de Respeito,Nós Coordenadores Pedagógicos(as) somos obrigados(as) a presenciar! Muitas vezes,para com Nós mesmas(os)!


" O MELHOR CHOCOLATE": É uma Técnica que nos permite,antes de tudo,refletir acerca das nossas próprias barreiras afetivas.Ao final,o grupo constata que antes de sermos Colegas de Trabalho,somos parceiros de Jornada aqui na Terra,deveremos sempre dar "O nosso Melhor à todos!"
O resultado da Dinâmica,torna-se agradável quando o grupo resolve fazer o acordo,quanto á troca de Chocolates,atendendo ao gosto de cada um.Permite-se então,a partir daí o reforço da Afetividade no Contexto não apenas Escolar,mas,acima de tudo,na Vida!


Vocês irão adorar praticar esta Dinâmica! Convide o seu Gestor(a)! Muitos deles,apresentam sérias resistências á PARTILHA! ACHAM-SE "Donos da Escola" e de tudo que encontra-se dentro dela! Sei do que estou falando!!!

Beijos da Amiga de sempre Reijane Passos!


Postarei mais novidades para a Páscoa!Inclusive mais DINÂMICAS E MODELOS DE LEMBRANÇAS PARA AS TURMAS MENORES! Ah! Essas atividades e Dinâmicas, são excelentes para Trabalhos que tenham como mola mestra,exercitar e incentivar as Relações interpessoais!



Páscoa


5 comentários:

  1. nao costumo responder a blogs! mas adorei esta dinamica e vou realiza-la com os meus alunos de E.J.A! Um grande beijos para voce!!! RAYSSA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para Você também Querida Rayssa! Obrigada pela visita!

      Beijos,Reijane Passos!

      Excluir
  2. Adorei o: "ME ESQUEÇAM POR PELO MENOS, DEZ MILHÕES DE PÁSCOAS!!!!"
    Acho que isso me serviu de alerta.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii..Gostaria de aprender outras para trabalhar com crianacinhas de 4 e 5 anos. bj Parabens tudo interessante

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante dessa dinâmica, pois tenho conhecimento de gestores q se acham donos da escola e de tudo. Espero q essa dinâmica venha lhe fazer pensar duas vezes a sua posição em relação ao outro.
    Bjs!!

    ResponderExcluir