quarta-feira, 21 de julho de 2010

Ausência da Família na Escola! Essa, ainda é, uma Grande dificuldade para o Trabalho do Coordenador(a)!





Contar com a Participação dos Pais na Escola,sempre foi para Nós Coordenadores(as),um Grande Sonho mesmo! Contudo,não devemos ser pessimistas de jeito algum! Nem tudo está perdido Amigas! A questão é realmente preocupante,mas,ainda "temos na Manga" algumas cartas poderosas! Irei partilhar com Vocês,algumas Experiências oriundas da Minha Prática Pedagógica nas Unidades de Ensino,nas quais atuei e outras onde ainda atuo.


Vou começar relatando ,que nem tudo são "Flores" para mim,e nem para Ninguém! Eu,por exemplo,trabalhei em várias Unidades de Ensino,com realidades heterogêneas e muitas vezes,"Realidades Gritantes!"Todavia,apesar de todos estes entraves, e Ventos implacáveis soprando em Minha Direção ,não me desesperei !E não me Desespero diante de qualquer coisa não!Para me "Derrubar" é preciso ser realmente Poderoso(a) ! E "PODEROSO" para mim, só Deus, e mais Ninguém!

Sem muitos Rodeios,vou Socializar com Minhas Amigas(os) Leitoras,um pouco das Estratégias que já utilizei e continuo utilizando,para atrair as Famílias para a Escola!O maior problema enfrentado por mim,antes da Ausência da "Célula Família",é justamente a falta de Comprometimento e Cooperação de alguns Gestores com os quais já tive o "Desprazer de Trabalhar! Ou melhor,"Suportar!"kkkkkk!
Quando chegamos à este Ponto, a coisa complica geral!Não existe nada de mais insustentável,do que "Falta de Apoio dos "Gestores",ao nosso Trabalho! Sou Experiente,no ítem"Driblagem e Capacidade de Tolerância!" Eu mesma,me considero,merecedora de um "Oscar"! Ninguém neste "Mundo de MEU DEUS",foi tão premiada com tantos "Gestores insuportáveis",como eu! É importante ressaltar que,trabalho há pelo menos,04 anos,com uma Gestora maravilhosa! Exceção no ramo das "Malvadas!" Pelo menos uma,tem que se salvar! O mesmo não acontece em outra Rede de Ensino da qual faço parte,há muitos "Sofridos anos!" E põe "Sofrimento nisso Pessoal! Neste local, Coordenador Pedagógico,"Nunca tem razão" e as suas "Boas Idéias",são Sinônimos de Ameaça e Exibição! Eu até entendo,as "Coitadinhas" das nossas ditas "Chefas",Meu Deus! Tão Incompetentes,que não conseguem nos ver,como Aliadas !Preferem continuar nos tratando como Oponentes! Lastimável! Mas fazer o quê? Cada qual, com suas Frustrações e seus Recalques! Não é isso Pessoal?
Bem,vamos ao que interessa? Não vamos "Perder Tempo",com certos Tipos "Mequetrefes",que tentam nos tirar o ânimo! Jamais!

Para Coordenadores(as) iniciantes,recomendo que procurem ou esforcem-se para estabelecer desde o início do Ano Letivo, "Bons Vínculos"antes de tudo,com os Professores,em seguida com Alunos e Funcionários em geral! Em regra de Prioridade,o ideal é que mantenham ou "Lutem bravamente"kkkkk! Para relacionarem-se amistosamente também, com as "Manda-Chuvas" da Escola! As "Poderosas",as "Sthepánies" das Gestoras! Mas,se não der,faça o seu Trabalho!Refiro-me à importância do Estreitamento dos Vínculos,pois,serão justamente estes,os Responsáveis pela Divulgação das suas"Empreitadas de Socialização" entre a Comunidade ! Ou seja,um Coordenador Pedagógico querido e bem entrosado com Alunos,Funcionários,Professores e demais Segmentos importantes na Escola,consegue tudo com a Família!Falo por Experiência própria!! Não quero dizer com isso, que no afã de conquistar a Família para a Escola,torne-se uma Puxa-Saco permissiva,e comece a fechar os olhos para tudo! de Jeito algum! Reporto-me, às questões emocionais mesmo! Se Você conquista a Confiança dos Filhos,com certeza ficará mais fácil,a Concretização do Processo de Resgate dos Respectivos Pais e Responsáveis!
E aí Vocês,querem saber:-"Mas,como farei isso? Os Pais da Minha Escola,nem aparecem? " Pois bem! É esse o x da Questão! Vocês irão conquistá-los,assim como conquistei os das Unidades de Ensino,nas quais atuo e já atuei!Certo? Em uma determinada Postagem do Meu Blog,escrevi um Artigo entitulado" Minha Coordenadora é uma Fera!" Se Você é Leitora do Meu Blog,sabe do que falo! E para Vocês,que estão conhecendo Meu Espaço agora,vale à pena conferir esta Postagem! Só assim,entenderá sobre o que quero dizer!Em resumo,existem Coordenadores(as),que encontram dificuldades com a Família e com os Alunos,justamente,por exibirem para todos,um Perfil de "Carrascas"!Ou melhor,de "Feras" mesmo!Sendo assim,tudo torna-se impossível!!!! Qual Família,irá comparecer às Reuniões,Encontros,Palestras e tudo mais,proposto por uma Coordenadora antipática e mal humorada? Ninguém! E os poucos que aparecem,já chegam na "Defensiva!" atacando e com seus Discursos grosseiros já prontos!Portanto,antes de tudo,revalide sua Postura para com Seus Alunos,Professores e acima de tudo,com as Famílias!


ESTRATÉGIAS PRATICADAS POR MIM, QUE DÃO CERTO,SEMPRE!!


Quando for procurado por algum Responsável,sempre lhe dispense total atenção!
Não tenha pressa de ouvir o Problema relatado pela Família!
Mostre à Família,que realmente importa-se com os Alunos,ou Aluno em questão!
Ao falar com os PAIS,procure ser o mais próximo possível deles!Não mantenha-se num pedestal! Olhe-os nos OLHOS!Ou melhor,olhem sempre,quaisquer pessoas nos Olhos!

Receba-os com Carinho, e ofereça-lhes algumas Sugestões para "Resolução do problema!"
Quando for procurado(a) por um membro da Família mais agressivo(a),ou Exaltado(a),procure acalmá-los! Muitas vezes,eles só precisam de Atenção e uma PALAVRA CERTA!
Nunca discuta com Familiares! Não podemos nos esquecer,que somos "Mediadoras de Situações!"Quando algo desse tipo acontece,os Professores e Gestão Escolar,nos Vêem como "Descontroladas!" Isso não é bom,para nossa Imagem!
Faça dos Pais,seus Amigos! Chame-os pelo Nome(Esta atitude,reforça o ELO DE AMIZADE ENTRE NÓS e Eles!
Tenha em mente sempre,que se cada Pai,cada Mãe,cada Avó,Cada Tio,enfim! Cada membro da Família,encontrar em Você,um AMIGO(A),tudo ficará perfeito! Acreditem! Comigo,nunca falhou!
Não existe Gestão Escolar,que consiga atrapalhar o Trabalho de um Coordenador Pedagógico,que é "AMIGO DAS FAMÍLIAS!"
Após ter fincado bases bem sólidas,em se tratando de "Relacionamento com as Famílias",comece a propor Eventos de Socialização sempre! E tenham certeza,que eles comparecerão em Massa! Se dá certo comigo e com tantas outras Coordenadoras,por qual motivo, não dará justamente com Você AMIGA?
Selecione alguns Familiares,que possuam algumas Habilidades manuais,ou que sejam participativos(as)! Sempre existem Familiares,que adoram Cooperar! Pois bem,faça dele ou dela,uma Espécie de Intermediário entre a Escola e a Comunidade! Se possível,organize uma "COMISSÃO DE PAIS",isso funciona,que é uma Beleza Meninas!
Organize Palestras sobre Saúde da Mulher,Dia da Beleza na Escola,Desfile de Mães,Festa de Integração para os Pais,Gincanas da Amizade,ou simplesmente,reúna os Pais para um Café da Manhã ou Almoço,uma vez por mês!
Se com todas estas Dicas,os Pais da sua Unidade de Ensino continuarem não Participando de nada,significa que é hora de "Colocar a trouxinha no Braço,e dar o Fora!"Pois,Você pode não estar agradando de jeito algum!KKKKKKKK! Brincadeirinha Gente! Só para descontrair!!





Sugestão de Leitura para Exploração da Temática apresentada:

Uma Excelente obra!Um verdadeiro manual de Instruções,para o Trabalho com as Famílias! Vale à pena conferir!


Aproveitem esse Dia Especial, e organizem um Evento pra lá de Legal!



Reijane Passos

Um comentário:

  1. Reijane, quando descobri seu blog fiquei encantada,pois por coincidência estou tratando do tema num artigo científico, também sou coordenadora pedagógica e concordo som seus relatos.Eles me serão muito úteis para minha pesquisa um grande abraço!

    ResponderExcluir