terça-feira, 15 de maio de 2012

Síndrome de Down x Inclusão Escolar!

ImageChef.com


Abordar a Temática da Síndrome de Down,nos remete forçosamente á reflexões acerca da Inclusão escolar;bem como,de todas as dificuldades organizacionais que a permeiam.Quer seja na Escola Pública ou Particular,percebemos que muitos avanços precisam ainda ser obtidos.As Escolas apresentam algumas condições mínimas de Trabalho,alguns Professores preparam-se para atuarem em sala de aula,certos materiais são adquiridos para subsídio de algumas ações escolares,mas,o Problema continua existindo,ou melhor,as dificuldades continuam,haja vista,a Inclusão de alunos com Síndrome de Down requer além de investimentos materiais,muito Carinho,Conhecimento técnico e muita boa Vontade dos Profissionais que destinam-se à este Sacerdócio. Inserir uma Criança portadora de Síndrome de Down no Contexto Escolar,exige de todos os envolvidos muita Cooperação! Nesta grande empreitada,a que chamamos "Socialização"os elos precisam estar cada vez mais unidos e totalmente reforçados! Estes grandes Elos,servirão como alicerce fundamental para o sucesso das Ações,bem como;da efetividade de resultados significativos a serem obtidos por todos, ( Aluno,Escola,Família). Atualmente,  acreditamos que muito sabemos a respeito da Síndrome de Down ,de suas especificidades e das possibilidades de crescimento cognitivo de seus Portadores.Não sabemos nada!Nada mesmo! Só estamos enxergando apenas," A PONTA DO ICEBERG!" A MÍNIMA PONTA MESMO,ACREDITEM! As Escolas trabalham a Inclusão com algum conhecimento de causa,contudo,ainda serão necessárias sérias e contínuas intervenções reais em seus Conteúdos Programáticos,em suas Grades Curriculares,Regimentos,Projetos Político-Pedagógicos;em suma,a resignificação maior,ainda está por vir realmente. Fonoaudiólogos,Psicólogos,Fisioterapeutas, Psicopedagogos,além de outros profissionais deixarão de ser algo relativo,e passarão a ocupar um Espaço absoluto no Cenário da Inserção Escolar das Crianças com Necessidades Especiais,sejam elas,Ricas ou Pobres,Brancas ou Negras,pertencentes á Rede Pública ou Privada. Com a chegada deste grande dia,poderemos realmente afirmar que, a Inserção Escolar verdadeira está acontecendo no nosso País.                            
 Nós Coordenadores(as) Pedagógicos temos a grande responsabilidade de fazer com que as "Coisas realmente aconteçam nesse sentido!" Ou seja,precisamos reforçar as possibilidades de ensino para os Nossos Professores,estimularmos novas Metodologias;bem como,solicitar das Secretarias de Educação dos Nossas Cidades,Estados ou Municípios mais cursos de Formação continuada,afim de que,maiores Progressos consigam ser alcançados no Campo da Aprendizagem das Nossas Queridas Crianças Especiais!




                                          


Nenhum comentário:

Postar um comentário