O que fazer,quando a relação entre Direção escolar e Coordenação Pedagógica,torna-se complicada?
Não é raro para um Coordenador Pedagógico, encontrar em “algumas escolas”, aqueles Gestores, que acham que são proprietários não apenas da razão, mas, sobretudo, da própria Unidade de Ensino onde se encontram lotados! E como fica o Coordenador Pedagógico diante desta situação?
Quais de vocês,já não enfrentou,estão enfrentando ou ainda enfrentarão uma dessas “pessoas complicadas?” Eu mesmo já enfrentei várias!E garanto á vocês: não é fácil mesmo!
Vejamos a partir de agora, o que podemos fazer para minimizar os efeitos desta postura desastrosa em nossa ação profissional cotidiana.
Primeiramente, ao chegar á Escola, procure antes de qualquer coisa, conhecer o seu “funcionamento geral”, para não ter surpresas depois!!!Ou seja, busque conhecer os pontos positivos e negativos desta Unidade; para, a partir de então, traçar a sua estratégia de trabalho imediato!
Primeiros Passos:
> Tenha uma conversa franca com o Gestor Escolar (Perceba quais são os seus pontos de vista sobre a Educação, como um todo); ou seja, é ideal que analise o” terreno”,onde fincará a sua estrutura de ação(A Escola).
> Após ouvir atentamente suas colocações, solicite também espaço para também expor suas idéias, para que perceba que possui sua própria identidade (Exponha seus anseios, a sua necessidade de parceria e autonomia dentro de sua área de Coordenação Pedagógica.)
>Deixe bem claro, que conhece muito bem, o significado da “Hierarquia funcional!” Se possível, elabore um “Contrato didático “com seu Gestor.
> Tenha uma conversa franca com o Gestor Escolar (Perceba quais são os seus pontos de vista sobre a Educação, como um todo); ou seja, é ideal que analise o” terreno”,onde fincará a sua estrutura de ação(A Escola).
> Após ouvir atentamente suas colocações, solicite também espaço para também expor suas idéias, para que perceba que possui sua própria identidade (Exponha seus anseios, a sua necessidade de parceria e autonomia dentro de sua área de Coordenação Pedagógica.)
>Deixe bem claro, que conhece muito bem, o significado da “Hierarquia funcional!” Se possível, elabore um “Contrato didático “com seu Gestor.
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