sábado, 24 de outubro de 2009

Dinâmicas Escolares x Atuação Profissional!

Image and video hosting by TinyPic


As Dinâmicas escolares são excelentes oportunidades, para a interação entre Coordenadores Pedagógicos e Equipe escolar. Alguns Coordenadores costumam achar pouco importante, a utilização das Dinâmicas para o trabalho com o seu grupo de Professores; Isto é realmente procedente, Certo? Totalmente errado!Quando levamos as Dinâmicas para a Escola (Nos encontros Pedagógicos, AC’s, Reuniões escolares, Festas cívicas), estamos levando diversidade, entretenimento, alegria, reflexão e bem-estar entre todos! Como deve ser chato para os Professores, participarem daqueles momentos de Planejamento, onde só nós falamos sem parar! E, diga-se de passagem!Quando temos tempo para falar! Na maioria das vezes, os nossos encontros são utilizados para outros fins também!Por exemplo: Avisos banais, que poderiam ser dados em outros momentos, reclamações improcedentes para o momento que se apresenta, dentre outras questões, que costumam ceifar o pouco tempo que dispomos com “Nossos Professores!” Se ao contrário de só utilizarmos a tão “Temida” pauta apenas, fizéssemos os nossos Professores se divertirem antes de iniciar o trabalho tudo poderia fluir melhor!Vamos solicitar também, a presença do Gestor escolar nas nossas dinâmicas, para que o “Gelo” entre ele e o grupo seja quebrado!As relações tornase-ão mais transparentes e todos poderão perceber-se realmente como uma grande e querida Equipe!
>Quantos de nós realizamos Dinâmicas sempre?>Quantos milhões de vezes, já não aplicamos “aquela” mesma Dinâmica, da qual os Professores já estão saturados?>Quais foram as vezes em que o Gestor escolar ,participou das Dinâmicas escolares desenvolvidas em suas Reuniões de Planejamento, juntamente com os seus Professores?
> As suas Dinâmicas trabalham o emocional do seu Professor ou apenas ilustram situações alheias á realidade docente?
>Como trabalha com textos? Lendo-os para o grupo em voz alta, ou buscando retirar daquele momento uma ação para uma Dinâmica reflexiva?>As suas Dinâmicas são originais? Ou são aquelas do’’Tempo dos Jesuítas?>Vamos a partir de agora, mudar as nossas concepções acerca das Dinâmicas?>Sugiro que procure a partir de agora, dinamizar mais a sua Prática; ou melhor; atualize-as sempre!>Ponha-se no lugar do seu Professor: como se sente ao ir para uma “Jornada Pedagógica, para um Encontro Pedagógico, ou para uma Reunião onde nada de novo acontece; ou pior! O que acontece é nada mais nada menos do que, uma infeliz reprise dos anos anteriores!
>Sugerirei abaixo algumas dinâmicas interessantes! Fazem parte de um material muito interessante, que trago para os encontros sempre que possível! Todos gostam!Vocês irão gostar também!



Nenhum comentário:

Postar um comentário