sábado, 24 de outubro de 2009

Importância do Contrato Didático para o Coordenador Pedagógico!









É importante que todo Contrato Didático seja elaborado de forma democrática!Todos deverão opinar; ele é de suma importância, para que todos percebam seus “reais papéis”, e para que não existam as tão famosas: ”Inversões funcionais”; onde, o Diretor delega poderes de Coordenação Pedagógica ao Secretário escolar, de Secretário Escolar ao Coordenador Pedagógico e por aí vão os desmandos!Ou Pasmem! Em algumas situações não muito raras, o Diretor escolar,decide ,toma deliberações e assina documentos que deveriam ser de responsabilidade exclusiva da Coordenação Pedagógica! Existem também, aqueles Gestores pertencentes ao grupo dos: - “E eu com isso?” Só querem tudo prontinho! Á eles, só cabem as Honrarias!E o “Pobre Coordenador”, deve sempre continuar Incógnito! Ele que não se atreva aparecer! Ai dele!!Em muitas escolas, sejam elas públicas ou privadas, o Coordenador Pedagógico, é sempre o último, a saber, de tudo! Pois, para nossa infelicidade, a Direção e seus “aliados fiéis”,grupo este,que nunca deixará de existir em nenhuma instituição!Estas, são aquelas pessoas sem nenhum talento para nada,a não ser,observar o que acontece na ausência do Gestor, para relatar em momento oportuno!E com isso,garantem suas regalias dentro da “Escola”,que deixa de ser um espaço de Transformação Social,para se tornar um Comitê de Benefícios,Condescendências e Clientelismo! Qual de vocês,já não se deparou com estes “Seres desprezíveis” e famintos por um mexerico contra qualquer um, e em especial contra o Coordenador? Eu mesma, já fui vitimizada várias vezes! Contudo, não podemos deixar de ressaltar, que ainda existem boas relações escolares entre Gestão e Coordenação!São raras, mas, existem!Acreditem!!
Penso que muito ainda precisamos avançar, para que as Relações entre estes dois segmentos sejam realmente compensadoras!Todos na Escola devem colaborar para a transformação do cenário educacional. O Gestor escolar, deverá ser um parceiro do seu Coordenador escolar” um verdadeiro aliado” e não um “oponente”! Quando a relação entre estes dois segmentos tão importantes caminha “bem”, todos ganham: alunos, professores, comunidade e funcionários. O bom Gestor ,é aquele que favorece condições de trabalho á todos: Coordenadores Pedagógicos, Professores, Funcionários e demais elementos educacionais importantes para o Âmbito docente. O Gestor escolar precisa entender que nós Coordenadores Pedagógicos, não somos apenas executores de tarefas e mediadores de encontros para Planejamentos!Somos a peça chave, para o sucesso de muitas ações dentro da Escola, e nada mais justo, que encontremos ajuda quando dela precisarmos.
Deixo aqui registrado também, o meu pedido aos caros (as) Colegas Coordenadores:
Sejam autênticos e valorizem-se com Profissionais!O bom Coordenador Pedagógico, não é aquele, que concorda com todos os posicionamentos da Direção escolar e dos professores; mas, sim, aquele que estabelece fortes vínculos afetivos e profissionais, tornando viável e possível essa relação tão complexa, muitas vezes!Nós Coordenadores, precisamos nos renovar sempre, para que mostremos á nossa equipe de trabalho a que viemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário