sábado, 10 de abril de 2010

A importância do Desenho Infantil!




Estive pensando no que realmente será que acontece, na cabecinha das Crianças ao Produzirem suas "Criações?"Observando algumas crianças e particularmente,meu filho e minha sobrinha, consigo perceber e entender os questionamentos de Jean Piaget ao afirmar com Maestria que "Toda Criança precisa do Desenho para compreender o Mundo e os acontecimentos à sua volta!"Penso que muitas dificuldades ainda enfrentamos na interpretação real da Linguagem Infantil expressa através do DESENHO!Quase sempre,esta Forma de Expressão é vista na maioria das Escolas,como parte do Processo de Entretenimento! Apenas isso! Poucas são as Instituições, que o concebe como Elemento chave para a decifração dos Enigmas do Universo emocional dos Alunos! Por exemplo,as Crianças demonstram suas Frustrações,Alegrias e Tristezas através das Cores e dos milhares de Desenhos que produzem até a fase adulta!Interpretar esses "Quebra-Cabeças" é de suma importância para o desenvolvimento de um bom trabalho na Escola;pois,é através destas "Pistas emocionais",que as Crianças nos direcionam e nos conduzem a ajudá-las mais e da melhor forma possível!
Vamos analisar os Desenhos com Amor,Paciência e Dedicação!Será através deste importante Recurso que conheceremos melhor,os Nossos FILHOS E ALUNOS!

Como já dizia Piaget:" É através desta Grande Esfera emocional (O DESENHO),que podemos navegar no âmago das Inquietações Infantis"


Pensando neste tema criei um Vídeo com algumas Preciosidades Infantis!São desenhos maravilhosos que retratam Alegrias,Tristezas,a Preocupação dos Pequeninos com a Questão Ambiental,desenhos que falam de amor,Violência,Guerras,Saúde,Família,Amizade,dentre outros temas!As Crianças entendem e sabem de tudo!Observem os Desenhos e concordarão Comigo!
Ah!Meu Filho Ícaro e Minha Sobrinha Gabi (Ambos adoram desenhar!) Também deram sua Colaboração,com seus desenhos fofíssimos!

Este Vídeo também encontra-se postado na minha Conta do YOU TUBE!

Até a Próxima Pessoal!








Nenhum comentário:

Postar um comentário