sábado, 24 de abril de 2010

Minha Coordenadora é uma Fera!! Ai que Medo!!!







Não é raro encontrarmos Coordenadoras que abraçam com muita satisfação e orgulho o título de "FERAS!"
DIÁLOGO com elas! Nem pensar!! E o resultado de tudo isso? Uma total e verdadeira repulsa por parte dos Alunos,Funcionários ,Pais e Comunidade!
Eu mesma como Coordenadora, já enfrentei sérios contratempos e aborrecimentos com colegas assistentes;melhor dizendo,já trabalhei com uma Colega do turno oposto ao meu, que adotava esse Perfil.
Tal postura deixava-me aborrecidíssima!Afinal de contas,fazíamos parte da mesma Unidade de Ensino!Para meu desgosto!

Procuro sempre me colocar como mediadora entre Alunos e Professores e entre Gestão,Funcionários e demais segmentos! Sentia-me Feliz quando um Aluno desabafava-se comigo e confiava-me os mais íntimos segredos de Adolescência.Eu pensava:- Que bom!Estou conseguindo ser um ELO ARTICULADOR! Os Alunos confiam e respeitam-me de forma proporcionalmente satisfatória! Tudo no meu Turno que era o Matutino,transcorria sem maiores percalços!Graças á Deus! Já no Turno Vespertino não poderia afirmar o mesmo! Eram Problemas e mais Problemas!Alunos rebeldes,Pais insatisfeitos e Funcionários trabalhando de "Cara amarrada!" UM HORROR! Um clima tenso e Negativo! Preocupada, chamei a Colega para uma conversa "Franca",e antes que concluísse a minha fala cortou-me de forma grosseira,dizendo-me:"Não quero e nem tenho a intenção de querer fazer papel de Boazinha para "Aluno e PROFESSOR nenhum!Assim como Você!Eles precisam de Freio e Mão de Ferro!Se não for asssim,não nos respeitam!Siga os seus Pontos de Vista,que sigo os meus! Obrigada!" Neste dia percebi, que a situação era mais séria do que pensava!

Em um dado momento o inevitável aconteceu ! A Comunidade juntamente com alguns Funcionários, Professores,Alunos e Pais resolveram organizar um abaixo-assinado exigindo que a referida "Fera" fosse deposta do seu Pedestal! E o pior concretizou-se! Ela foi embora mesmo!

Após todo o acontecimento e dizendo-se muito abalada com o Veredito por parte da Secretaria de Educação que deferiu o processo a favor dos Alunos,Pais,Comunidade e Funcionários a Colega desabafou:-"Não vi motivos para tudo isso! Afinal de contas estava cumprindo o meu papel de Boa Coordenadora!" Ficamos perplexos com a sua colocação taxativa e impiedosa!

Ela,assim como muitas Coordenadoras, acreditam que só conseguirão respeito e admirações por parte de Alunos,Professores e seu Gestor ESCOLAR, se asumirem o papel de "Carrascas!" LEDO ENGANO!
Coordenadoras que pensam dessa forma,quase sempre costumam agir de forma semelhante umas das outras e os recursos utilizados para manterem a Escola e seus afiliados no "Cabresto"em nada diferencia-se!
É surreal para mim como Coordenadora Pedagógica,a idéia de ter que chamar os Pais na Escola por tudo! Tudo mesmo! Se o aluno conversa em aula,chamo os Pais! Se o Aluno atrasa-se para retornar do Intervalo,CHAMO OS PAIS! Se o Aluno discute e briga com o Colega,Chamo os Pais!

Interatividade nestes casos,não existe mesmo!Suspensões e Advertências infundadas são as únicas armas e argumentos deste "ESBOÇO DE COORDENADOR!"Quase sempre,os Alunos não desejáveis por seus Professores,são mandados para a nossa Sala,e quando isso acontece o que um Coordenador normal deveria fazer? Deixar o Aluno lá sentado olhando para o teto,ou aproveitar este momento para ouví-lo e tentar adquirir "Pistas emocionais",que o conduza à uma mediação inteligente?

E aí eu me pergunto:-Se um Coordenador não ouve os seus alunos e não busca estabelecer a Harmonia entre eles, nem ao menos predispondo-se a entender seus argumentos,seus motivos e suas inquietações, como pode ele intitular-se "MEDIADOR" de alguma coisa?
Qualquer problema existente na Escola é comum ouvirmos_" Você vai para a Coordenação!"Como se lá fosse um "CALABOUÇO!"E para piorar as coisas,algumas colegas de personalidade fraca e manipulável entram rapidinho no jogo de alguns ditos Gestores,que os obriga a "Mostrar Serviço!" E a Infeliz Coordenadora pensa:_" Tenho que manter a minha Fama de Má!"
Pensando e agindo assim,deixam de ajudar Alunos e Professores e no fim das contas todos acabam por pensar que Coordenador Pedagógico,só serve para "Perseguir,Advertir,Criticar,Vigiar e Rotular!"

Para Refletir!

Como será que Você está sendo vista Hoje na sua Unidade de Atuação?

Será que Alunos,Professores e Funcionários(as) a consideram uma "FERA" ou uma Grande "Mediadora Pedagógica?"







Um lembrete:

Uma Coordenadora Pedagógica que não consegue resolver seus problemas dentro da Escola,sem que precise chamar Pais e Responsáveis á todo o Tempo,denota Impotência,Inexperiência e Falta de Profissionalismo!Procure fazer da "Sua Sala",um Espaço de Diálogo e Democracia! Não a transforme numa "DELEGACIA" COLEGA!" Afinal de contas,Você é UMA COORDENADORA PEDAGÓGICA , UMA Cobra NAJA FEROZ,pronta para atacar a qualquer momento, Ou prefere continuar sendo vista como uma VAMPIRA SANGUINÁRIA MESMO???



Tenham certeza de uma coisa,nenhuma destas imagens nos cai bem! Pense nisso e mude um pouco esse seu Famoso "Mau Humor!"





Perfil 1
"A Sanguinária!"










Perfil 2 "A Venenosa"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário