quinta-feira, 29 de abril de 2010

Brinquedos Educativos sob Vigilância 24 Horas!


Essa questão dos Brinquedos Educativos é algo muito sério! A maioria das Escolas dispõem destes importantes Recursos,contudo;ou são mal utilizados ou totalmente desconhecidos por seus Coordenadores Pedagógicos!Sempre gostei de utilizá-los tanto com Meu Filho,quanto na Mediação de algumas Práticas Pedagógicas!Não sei o que acontece na Rede Educacional como um todo! Não sei mesmo! Mas,onde trabalho há 17 anos (Rede Municipal de Ensino) os Gestores têm o hábito de "Monopolizarem" não apenas a Escola,os Funcionários,mas,especialmente os materiais enviados pela Secretaria de Educação para subsídio das Práticas Docentes e diversificação dos Planejamentos Pedagógicos! Eu por exemplo,trabalhei em uma Escola que de tão Provinciana e Paternalista, mas parecia Surreal! A dita Gestora amontoava em um depósito sombrio e úmido :Brinquedos Pedagógicos,Materiais de Robótica,Quadros Brancos,Papéis especiais para Trabalhos Artísticos,Tintas caríssimas e Livros! Muitos Livros Maravilhosos! Além de Dicionários,Coleções e uma infinidade de Preciosidades Culturais! E eu a Coordenadora,não sabia da existência de nada disso! Até que um Belo Dia resolvi dar uma bisbilhotada enquanto as Serventes "Limpavam" O Calabouço Cultural de Propriedade Particular!Ah! E sempre ficava um "Cachorrinho amestrado" por ela,para Vigiar! Pasmem!! E o que fiz? Solicitei à "Dona do Depósito" a tal Gestora, alguns daqueles materiais! E o que aconteceu? Me foram abertamente "Sonegados!" Naquele instante percebi,que estava dentro de um Espaço Coronelista e Insensato! Alguns de Vocês,já ouviu dizer que existe ou existiu em algum lugar um "Coronel" Sensato? Não mesmo! Quase todos os Tiranos são reconhecidos por seus atributos bestiais e anti-culturais! Afinal de contas,como qualificar um Gestor que Priva seu Coordenador e Grupo de Professores, de Ferramentas metodológicas tão importantes e indispensáveis,como são os "Brinquedos e Materiais Educativos?" Penso que muitos destes Gestores agem dessa forma,justamente por desconhecerem a condição essencial que assumem estes Materiais Pedagógicos no Avanço Escolar e na Efetivação da Qualidade dos Resultados a serem obtidos ao decorrer e ao final do Ano Letivo! Muitas vezes,experimentava a sensação de estar realmente utilizando algo,que não era da Escola(DO GRUPO!) A Monopolização era tão antiga e tão já enraizada, que deixava-se transparecer que usávamos algo de Propriedade da "DESASTROSA GESTÃO ESCOLAR!" Claro que sei,que existem Gestores antenados e com grande bagagem cultural!O que lhes possibilitam entender a relação direta dos Recursos Pedagógicos com uma Boa Prática Escolar! Sei disso claramente! Conheço Gestores(as) Maravilhosos(as)!!Como também sei que existem Coordenadores Pedagógicos,que não dão a mínima pra essa "Coisa de Brinquedos Educativos!" Sei de tudo isso!
Porém,no Final de tudo isso,só fica clara para mim a seguinte Questão: Se somos Mediadores da Prática Pedagógica e somos responsáveis pelo bom andamento de Resultados Escolares Positivos ou não,devemos ser Responsáveis por estes Recursos! Chega desta História de "CALABOUÇO CULTURAL!" e Gestor pousando de "Cão de Guarda de Depósito!",como se tudo lá fosse de sua Propriedade!! Por Medida Preventiva deixo aqui um Alerta! Muito cuidado ao entrar em algum Depósito Particular do seu Gestor! As Consequências poderão ser Fatais !!!




" Quem avisa,Amigo é!!!"


segunda-feira, 26 de abril de 2010

ImageChef Sketchpad - ImageChef.com

sábado, 24 de abril de 2010

Minha Coordenadora é uma Fera!! Ai que Medo!!!







Não é raro encontrarmos Coordenadoras que abraçam com muita satisfação e orgulho o título de "FERAS!"
DIÁLOGO com elas! Nem pensar!! E o resultado de tudo isso? Uma total e verdadeira repulsa por parte dos Alunos,Funcionários ,Pais e Comunidade!
Eu mesma como Coordenadora, já enfrentei sérios contratempos e aborrecimentos com colegas assistentes;melhor dizendo,já trabalhei com uma Colega do turno oposto ao meu, que adotava esse Perfil.
Tal postura deixava-me aborrecidíssima!Afinal de contas,fazíamos parte da mesma Unidade de Ensino!Para meu desgosto!

Procuro sempre me colocar como mediadora entre Alunos e Professores e entre Gestão,Funcionários e demais segmentos! Sentia-me Feliz quando um Aluno desabafava-se comigo e confiava-me os mais íntimos segredos de Adolescência.Eu pensava:- Que bom!Estou conseguindo ser um ELO ARTICULADOR! Os Alunos confiam e respeitam-me de forma proporcionalmente satisfatória! Tudo no meu Turno que era o Matutino,transcorria sem maiores percalços!Graças á Deus! Já no Turno Vespertino não poderia afirmar o mesmo! Eram Problemas e mais Problemas!Alunos rebeldes,Pais insatisfeitos e Funcionários trabalhando de "Cara amarrada!" UM HORROR! Um clima tenso e Negativo! Preocupada, chamei a Colega para uma conversa "Franca",e antes que concluísse a minha fala cortou-me de forma grosseira,dizendo-me:"Não quero e nem tenho a intenção de querer fazer papel de Boazinha para "Aluno e PROFESSOR nenhum!Assim como Você!Eles precisam de Freio e Mão de Ferro!Se não for asssim,não nos respeitam!Siga os seus Pontos de Vista,que sigo os meus! Obrigada!" Neste dia percebi, que a situação era mais séria do que pensava!

Em um dado momento o inevitável aconteceu ! A Comunidade juntamente com alguns Funcionários, Professores,Alunos e Pais resolveram organizar um abaixo-assinado exigindo que a referida "Fera" fosse deposta do seu Pedestal! E o pior concretizou-se! Ela foi embora mesmo!

Após todo o acontecimento e dizendo-se muito abalada com o Veredito por parte da Secretaria de Educação que deferiu o processo a favor dos Alunos,Pais,Comunidade e Funcionários a Colega desabafou:-"Não vi motivos para tudo isso! Afinal de contas estava cumprindo o meu papel de Boa Coordenadora!" Ficamos perplexos com a sua colocação taxativa e impiedosa!

Ela,assim como muitas Coordenadoras, acreditam que só conseguirão respeito e admirações por parte de Alunos,Professores e seu Gestor ESCOLAR, se asumirem o papel de "Carrascas!" LEDO ENGANO!
Coordenadoras que pensam dessa forma,quase sempre costumam agir de forma semelhante umas das outras e os recursos utilizados para manterem a Escola e seus afiliados no "Cabresto"em nada diferencia-se!
É surreal para mim como Coordenadora Pedagógica,a idéia de ter que chamar os Pais na Escola por tudo! Tudo mesmo! Se o aluno conversa em aula,chamo os Pais! Se o Aluno atrasa-se para retornar do Intervalo,CHAMO OS PAIS! Se o Aluno discute e briga com o Colega,Chamo os Pais!

Interatividade nestes casos,não existe mesmo!Suspensões e Advertências infundadas são as únicas armas e argumentos deste "ESBOÇO DE COORDENADOR!"Quase sempre,os Alunos não desejáveis por seus Professores,são mandados para a nossa Sala,e quando isso acontece o que um Coordenador normal deveria fazer? Deixar o Aluno lá sentado olhando para o teto,ou aproveitar este momento para ouví-lo e tentar adquirir "Pistas emocionais",que o conduza à uma mediação inteligente?

E aí eu me pergunto:-Se um Coordenador não ouve os seus alunos e não busca estabelecer a Harmonia entre eles, nem ao menos predispondo-se a entender seus argumentos,seus motivos e suas inquietações, como pode ele intitular-se "MEDIADOR" de alguma coisa?
Qualquer problema existente na Escola é comum ouvirmos_" Você vai para a Coordenação!"Como se lá fosse um "CALABOUÇO!"E para piorar as coisas,algumas colegas de personalidade fraca e manipulável entram rapidinho no jogo de alguns ditos Gestores,que os obriga a "Mostrar Serviço!" E a Infeliz Coordenadora pensa:_" Tenho que manter a minha Fama de Má!"
Pensando e agindo assim,deixam de ajudar Alunos e Professores e no fim das contas todos acabam por pensar que Coordenador Pedagógico,só serve para "Perseguir,Advertir,Criticar,Vigiar e Rotular!"

Para Refletir!

Como será que Você está sendo vista Hoje na sua Unidade de Atuação?

Será que Alunos,Professores e Funcionários(as) a consideram uma "FERA" ou uma Grande "Mediadora Pedagógica?"







Um lembrete:

Uma Coordenadora Pedagógica que não consegue resolver seus problemas dentro da Escola,sem que precise chamar Pais e Responsáveis á todo o Tempo,denota Impotência,Inexperiência e Falta de Profissionalismo!Procure fazer da "Sua Sala",um Espaço de Diálogo e Democracia! Não a transforme numa "DELEGACIA" COLEGA!" Afinal de contas,Você é UMA COORDENADORA PEDAGÓGICA , UMA Cobra NAJA FEROZ,pronta para atacar a qualquer momento, Ou prefere continuar sendo vista como uma VAMPIRA SANGUINÁRIA MESMO???



Tenham certeza de uma coisa,nenhuma destas imagens nos cai bem! Pense nisso e mude um pouco esse seu Famoso "Mau Humor!"





Perfil 1
"A Sanguinária!"










Perfil 2 "A Venenosa"!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

O Sofrido Índio Brasileiro!



Eta Povo Guerreiro! Os nossos índios são assim! Lutadores por Natureza! Uma Gente Simples,Humilde e Inocente,mas,muito Forte e Obstinada a resistir, mesmo diante de tantas Perseguições,Massacres e Violências por parte do Homem Branco! Neste dia 19 de Abril as Escolas falam em "Dia do índio" de forma meramente ilustrativa! Realmente penso que os Nossos Alunos desde bem pequenos, deveriam aprender e conhecer a verdadeira História do nosso Brasil!Mas,isso não acontece mesmo! Ao contrário de fantasiarmos uma Data Comemorativa, deveríamos enfatizar nas Salas de Aula,o que realmente aconteceu e continua acontecendo aos nossos Sofridos índios! Em tempos atuais, o nosso índio vive de" sobras" e de meros restos de uma Cultura mantida à duras penas! Não entendo o que realmente se passa na cabeça de certos "ditos educadores",que continuam insistindo em cultuar uma falsa realidade da História do nosso Imenso Brasil! Imaginem Vocês!É inconcebível que deixemos de discutir com nossos Alunos,temas como: Exploração índigena,inacessibilidade dos índios ao Mercado deTrabalho,A Guerra incessante dos Índios x Brancos por Posse de Terras,o Analfabetismo entre os índios,Abusos sexuais contra Mulheres e Crianças índigenas,Crimes bárbaros e ediondos contra o Povo índio(Lembram do Pobre índio Galdino?Aquele Infortunado homem que foi queimado vivo enquanto dormia nas ruas, por cinco "Playboyzinhos insanos e inconsequentes?) À procura de "diversão"resolveram atear fogo ao Pobre índio!Lembram? E sabe o que aconteceu á eles?Nada!Estão soltos e ainda pousando de "Bons moços!"Foram defendidos pelos melhores advogados do Brasil,pois,um deles tinha como"Papaizinho" um JUIZ! Onde já se viu?Um Juiz com um Filho Deliquente!Que Piada!Mas,Infelizmente as coisas acontecem assim no nosso País! E depois de tudo isso,ainda vêm falar em "Dia do índio?" Me poupem! A minha sugestão é de que, seja modificada a nomenclatura da data!Ao contrário de comemorarmos o PSEUDO Dia do Índio,deveríamos comemorar o Dia Nacional contra a Exploração e falta de Respeito ao nosso Índio! Basta de Hipocrisia!Pelo menos nos âmbitos escolares,vamos fazer "Cair por Terra"esse Velho mito"Indiozinho,Cocarzinho,Chocalhinho e tudo inho!Tudo é muito fofinho,bonitinho,engraçadinho!Porém,não nos esqueçamos que como "Agentes de Transformação" que somos,temos a obrigação de Pregar a VERDADE sobre tudo ! Resumindo:tudo é muito perfeitinho apenas no livrinho!A verdade absoluta, é que somos parte dessa grande Mentirinha que de tão contada,já está ficando sem nenhuma gracinha!

Abaixo vejam e relembrem a Monstruosidade cometida contra o pobre índio Pataxó Galdino José dos Santos em 18/06/2008.



O índio Pataxó Galdino José dos Santos é queimado vivo na madrugada, no ponto de ônibus da 703/4sul.
Antônio Novely Cardoso,Eron Chaves,Max Rogério,Tomás de Oliveira e um menor de idade jogaram álcool sobre o corpo da vítima, que estava dormindo, e usaram fósforo para atear fogo.Eles foram detidos no mesmo dia.
Com 95% do corpo queimado,Galdino morre.Os autores do crime alegam que a intenção era fazer " apenas uma brincadeirinha!"


Que Belo tratamento os nossos ÍNDIOS recebem do HOMEM BRANCO!!Não acham?

sábado, 17 de abril de 2010

quinta-feira, 15 de abril de 2010

zwani.com myspace graphic comments

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Conselho de Classe ou Dia das Bruxas???






Estou aqui hoje para falar de um Momento muito importante da Prática Escolar: o tão esperado "Conselho de Classe!"
Alguns Professores e pasmem!Com a Permissividade de seus Coordenadores(as) ! Transformam este "Dia tão peculiar,em um verdadeiro Espetáculo de "Vingança!" Ou seja,o Dia do Conselho de Classe ao meu modo de ver,deveria passar a chamar-se : "Dia do Haloween!" Pois exatamente neste Dia,PROFESSORES,GESTORES E MUITOS COORDENADORES(AS),tiram das NAFTALINAS suas Roupas mais Sinistras ,Sombrias e Assustadoras! Ou Melhor,vestem suas Personalidades de BRUXOS E BRUXAS! É chegado o Dia da Inquisição!O espetáculo inicia-se e os Alunos começam a ser "JULGADOS"!Deste Horrendo Júri poucos escapam ilesos! Absolvição neste momento é algo Surreal! A palavra final sempre fica com o IMPIEDOSO Júri que sem Misericórdia e nenhuma Compaixão quase sempre, lança ao "Mundo doloroso das chamas" os Réus,que neste caso, são representados por alguns "Infortunados alunos!" O VEREDITO quase nunca é diferente! " Culpado!Culpado! Culpado!" Eu particularmente falando, sempre tive a preocupação e cuidados de Alertar o meu grupo de Professores para a real significação deste momento tão Primordial para o Avanço das Relações Escolares, e para o sucesso da Aprendizagem dos Alunos! Sempre levo para a Minha Equipe o seguinte questionamento:__ Como podemos ser Agentes de Transformação e Modelos de Conduta ,se nós mesmos(as) iniciamos o Processo de "Rotulação" dos nossos Alunos? Sim! É ISSO MESMO!
Esta é a Palavra Correta a ser utilizada !! "Rotulação!" É o que fazemos com as coisas sem Vida Própria,com as mercadorias e com tudo mais sem Valor algum! Procuro relembrar aos Meus Professores sempre,que o intuito desta importante "FERRAMENTA" que é o Conselho de Classe,não é a "Troca de Figurinhas" preconceituosas entre Professores e o Grupo Escolar! É inadmíssivel que este momento seja utilizado para "Vinganças e Perseguições" contra alguns Alunos! Nesta oportunidade devemos buscar Soluções,revermos as Nossas Práticas e Posturas também! Sempre oriento os MEUS PROFESSORES a realizarem também as suas Auto-Avaliações,para que analisem até que ponto as suas Práticas Didáticas Cotidianas não foram, ou estão sendo as responsáveis pelos INSUCESSOS OU SUCESSOS dos seus Alunos !Chega de não enxergarmos a Nossa Culpa nunca! Vamos nos analisar também! Será que como Coordenadores(as)Pedagógicos estamos orientando bem o nosso grupo? Será que como Professor(a) estou sendo criativo(a) em Sala de Aula?Será que meus alunos gostam das minhas Aulas, ou sou uma chata(o) que fala sem parar e nunca trago novidades? Pensemos assim,a partir de hoje! Se mudarmos o nosso Olhar em Relação ao Conselho de Classe,muitos Avanços tenho certeza,que Conquistaremos! Vamos relembrar algumas Funções Primordiais do Conselho de Classe? Organizei aqui apenas um Breve Resumo;haja vista,existem muitas outras aplicabilidades importantes,tais como:

Compartilharmos informações procedentes acerca da Classe e alunos em especial.Através destas informações sistematizadas,tomaremos decisões realmente acertadas sobre alguns alunos em questão.Favorecer a integração entre Professores,Análise do Currículo e sobre a eficácia dos Métodos utilizados em sala de aula.Facilitar a compreensão dos fatos,com a exposição de diversos pontos de vista.Ajudar aos alunos que estejam com dificuldades de Aprendizagem,buscando alternativas de apoio e recuperação gradativa destes.

Alguns Lembretes indispensáveis aos Coordenadores(as) e Professores(as):


  • Faça sempre observações concretas e evite "Rotular" seus alunos em grupo!
  • Liste apenas os ítens que realmente pretende comentar e que realmente sejam importantes para o Crescimento dos alunos! Nada de "Futricagens!" Isso é o fim!Todos os Participantes devem ter o direito á palavra!Evite "Monopolizar" a Reunião!Seja democrático(a)!
  • O resultado final deverá ser resultante de um Consenso entre o Grupo!
  • Tome decisões sem desconsiderar os Aspectos Psicognitivos que norteiam a Relação entre os Resultados obtidos, o Processo de Aprendizagem e suas especificidades.
Espero que aproveitem estas DICAS!











domingo, 11 de abril de 2010

Boa Semana!

Mensagens Angels - Recados para Orkut




sábado, 10 de abril de 2010

A importância do Desenho Infantil!




Estive pensando no que realmente será que acontece, na cabecinha das Crianças ao Produzirem suas "Criações?"Observando algumas crianças e particularmente,meu filho e minha sobrinha, consigo perceber e entender os questionamentos de Jean Piaget ao afirmar com Maestria que "Toda Criança precisa do Desenho para compreender o Mundo e os acontecimentos à sua volta!"Penso que muitas dificuldades ainda enfrentamos na interpretação real da Linguagem Infantil expressa através do DESENHO!Quase sempre,esta Forma de Expressão é vista na maioria das Escolas,como parte do Processo de Entretenimento! Apenas isso! Poucas são as Instituições, que o concebe como Elemento chave para a decifração dos Enigmas do Universo emocional dos Alunos! Por exemplo,as Crianças demonstram suas Frustrações,Alegrias e Tristezas através das Cores e dos milhares de Desenhos que produzem até a fase adulta!Interpretar esses "Quebra-Cabeças" é de suma importância para o desenvolvimento de um bom trabalho na Escola;pois,é através destas "Pistas emocionais",que as Crianças nos direcionam e nos conduzem a ajudá-las mais e da melhor forma possível!
Vamos analisar os Desenhos com Amor,Paciência e Dedicação!Será através deste importante Recurso que conheceremos melhor,os Nossos FILHOS E ALUNOS!

Como já dizia Piaget:" É através desta Grande Esfera emocional (O DESENHO),que podemos navegar no âmago das Inquietações Infantis"


Pensando neste tema criei um Vídeo com algumas Preciosidades Infantis!São desenhos maravilhosos que retratam Alegrias,Tristezas,a Preocupação dos Pequeninos com a Questão Ambiental,desenhos que falam de amor,Violência,Guerras,Saúde,Família,Amizade,dentre outros temas!As Crianças entendem e sabem de tudo!Observem os Desenhos e concordarão Comigo!
Ah!Meu Filho Ícaro e Minha Sobrinha Gabi (Ambos adoram desenhar!) Também deram sua Colaboração,com seus desenhos fofíssimos!

Este Vídeo também encontra-se postado na minha Conta do YOU TUBE!

Até a Próxima Pessoal!








quarta-feira, 7 de abril de 2010

Amo o que faço!!!

Blogs


Girly Paradise Gifs



terça-feira, 6 de abril de 2010

Como surgiram os Infames Plagiadores!

Num Belo Dia de Sol,Deus reuniu seus Díscipulos e resolveu que iria distribuir a cada um deles"Algum Talento",que levariam consigo para o Resto de Suas Vidas! E assim o fez !
Perguntando serenamente á cada um deles,acerca de qual Talento desejaria ter consigo para sempre,eis que logo responderam-lhes: O Primeiro falou:- Deus,gostaria de saber tocar todos os instrumentos musicais do mundo!E assim concedeu-lhe Deus este dom!Surge então,o Primeiro "Levita!" (Aquele que louva ao Senhor!) Deus,ficou extremamente Feliz! O Segundo Díscipulo,suplicou :-Oh Meu Pai! Quero saber entender os Animais!Compreender o Canto dos Pássaros,O Rugir do Leão,enfim!Quero conversar com todos os Bichos do Mundo!Deus,satisfez o seu Desejo!Mais alegre ainda ficou!Pensou:-Que Bom!Meu Díscipulo ama a Natureza!Assim como Eu!Chegando o Terceiro e último Díscipulo pensou Deus,que iria experimentar a mesma Alegria lhe concedida pelos Díscipulos anteriores!Mas,para a sua Surpresa
,ao perguntar à este Díscipulo qual Talento desejaria que o concedesse, este falou em alto e Bom Som:-"Óh Deus Meu! Quero ter muito mais que eles dois!Desejo ter a capacidade de "Copiar" 1000 VEZES melhor tudo que fizerem!Deus,decepcionado e triste retrucou:"-Filho Meu!Você quer apenas "Imitar os outros?"Posso te ofertar qualquer Talento que desejes!E ele insistiu! Não Deus Meu!Quero apenas puder "Copiar"Nada mais! E assim Deus o fez!Concedeu à este,a Arte de Apenas aproveitar-se do "Talento dos outros"!Assim surgiu a "Triste e degradante Raça dos que Plagiam!"
Este Texto criei para Você!Você mesmo,que entra no BLOG DOS OUTROS E SAI COPIANDO IDÉIAS,PENSAMENTOS ALHEIOS E TUDO MAIS!E o Pior !Tem a Ousadia de Postar as criações Alheias e assiná-las como sendo de sua Autoria! Que Vergonha! Tenha Orgulho Próprio! Crie algo seu! Afinal de contas,a quem Você pensa que engana?
Só se for à Você mesmo(a)!

Desculpem-me o desabafo!Para nós Educadores por Vocação, o ato de "Criação" é nosso maior Orgulho!A criação deste Espaço tem como maior objetivo, atender às necessidades dos que fazem Educação de Qualidade!Sendo assim,primo pela originalidade das informações aqui postadas!Espero continuar servindo à todos os Amigos(as) Leitores(as) que buscam boas Atividades e um Espaço sério e direcionado aos amantes da Educação em seu sentido mais amplo!Para Vocês,o Cantinho do Coordenador Pedagógico estará sempre de "Braços abertos!"Mas,para os que brincam de "Educar",com certeza este Espaço não é recomendado!



Autora do texto:

Reijane Sílvia Cruz dos Santos Passos

domingo, 4 de abril de 2010

Entrem e Visitem Meu Cantinho! Ele está de Roupa Nova!






O Cantinho do Coordenador Pedagógico está se Renovando só para Vocês! Devido á alguns Contratempos com Plagiadores,precisei urgentemente renovar o Meu Layout e aconselho à todos que desejam trabalhar em Paz,que sempre o façam!Infelizmente,a falta de Criatividade de algumas Pessoas aliada à Desonestidade, nos leva a adotar certas medidas preventivas!Contudo, agradeço à Deus que me concedeu por Misericórdia e Bondade:Inteligência e Garra para não deixar-me abater, por nenhuma adversidade lançada pelo MAL e por pessoas que o Servem!

ImageChef Custom Images


Aos Leitores e Seguidores que tanto amo!

ImageChef.com