domingo, 22 de abril de 2012

Descobri que Meu aluno tem Dislexia! E agora,o que faço?



 Não é raro encontrarmos alguns Professores desesperados com esta Descoberta em Sala de aula! É uma Loucura total,uma sensação de impotência que inunda os Sentimentos e nos faz repensar a nossa Prática Pedagógica,nossos Velhos hábitos em Sala,nossas estratégias,Metodologias e muito mais....!
 Mas,não é motivo para tanto! O ideal,antes de tudo é conhecermos verdadeiramente o âmago do Problema em Questão,ou seja,como se Processa a Dislexia, e como podemos ajudar os nossos alunos a  avançarem na apropriação dos conteúdos expostos e propostos em Turma,mesmo sendo "Disléxicos!" Para começar, basta que saibamos que a  Dislexia não é uma doença;contudo,não apresenta cura! Haja vista,tratar-se de um Distúrbio genético e neurobiológico do funcionamento do cérebro para todo processamento linguístico relacionado à Leitura. O que ocorre são falhas nas conexões cerebrais. Assim, a pessoa disléxica tem dificuldade para associar o símbolo gráfico e as letras ao som que elas representam e não consegue organizá-los mentalmente numa seqüência coerente. Por exemplo, a palavra “superinteressante” pode ser vista e entendida por um disléxico como “suprinteressãmt”. Um aluno Disléxico quando encontra uma Mediação inteligente por parte do Professor e este,quando bem orientado por seu Coordenador(a),consegue avançar tão bem,quanto qualquer outro aluno,com algumas limitações,mas,conseguem e muito bem!

 Principais Sintomas apresentados por aluno com Dislexia:

A Dislexia apresenta grande complexidade em se tratando de Sintomas Perceptíveis em sala,contudo,estes abaixo classificam-se como os "Mais comuns":
  • Dificuldades para articular idéias por escrito.
  • Omissão ou troca de Letras ao redigir Palavras.
  • Leitura em ritmo inadequado por não conseguir respeitar a Pontuação formal.
  • Dificuldade em memorizar sequências ( Meses,Tabuadas,etc...)
 Uma Pergunta importante paira no ar!!!! Quem serão os responsáveis pelo Diagnóstico  da Dislexia? E quando o Professor nunca ouviu falar o termo"DISLEXIAAAAAAAAAAA?" Como fica? Pois bem,caso o Professor desconheça o Problema da Dislexia,cabe ao seu Coordenador(a) avaliar a Turma ou Turmas da Escola,afim de que sejam analisados através dos Mapas de Desempenho o Avanço ou Retrocesso deste ou destes alunos;após verificada a baixa produtividade destes,o encaminhamento será direcionado a uma Equipe de Profissionais que será composta por um Fonaudiólogo,um Psicopedagogo,um Psicólogo e um Médico Neurologista.     Por esta razão costumo afirmar que, Nós Coordenadores somos a Mola Mestra de tudo!Sendo assim,precisamos estudar sempre,sobre diversas Temáticas,Problemas e Métodos!Bem como, acompanhar verdadeiramente o que acontece nas salas de aulas dos Professores que mediamos! Basta de Coordenadores(as) intocáveis que não se incomodam e não entendem de Nada! Estamos na Geração da Informação:
 ( Das Graduações,Pos-Graduações,Mestrados,Doutorados,enfim! Precisamos acordaaaaaaar de uma Vez Pessoal! Imaginem Vocês,quantas Crianças da época dos nossos Pais,Avòs,Tias e Tios deixaram de ser alfabetizados pelo fato da Dislexia ser desconhecida?Quantas Crianças??? Já imaginaram?
 Mas hoje,não pode ser mais assim,devemos agir e buscar Soluções sim! Afinal de contas,mediar a Prática Pedagógica é ou não é o nosso Trabalho?


Classe de gênios que enfrentaram Preconceitos por serem Disléxicos:

Albert Einstein: 
 O maior físico do século 20, pai da teoria da relatividade.

Efeitos da dislexia na sua Vida: Começou a falar tarde, tinha raciocínio lento e baixo rendimento escolar. Só foi alfabetizado aos 9 anos
Leonardo da Vinci
 Um dos pintores mais famosos do mundo, autor da Mona Lisa.
Efeitos da dislexia: Manuscritos acusam o distúrbio. Ele escrevia de trás para frente – traço característico de disléxicos canhotos.
Thomas Edison:
 Cientista do século 19, inventou a lâmpada incandescente.
Efeitos da dislexia: Era tido como mentalmente atrasado pelos professores. Sua mãe passou a educá-lo sozinha
Agatha Christie
 A mais famosa escritora policial de todos os tempos, autora de mais de 80 livros.
Efeitos da dislexia: Agatha não escrevia seus livros diretamente. Ela ditava as histórias para uma secretária ou usava um gravador.

Se Você se interessou pelo  Tema da Dislexia e quer maiores esclarecimentos,basta acessar o site da Associação Brasileira de Dislexia :www.dislexia.org.br

 Fontes Colaboradoras: Super Interessante e  Blog brunapsico.blogspot.com

 " Eu não sou Burraaaaaaaaaaaaaaaaaa!!! Apenas tenho Dislexiaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!! Burra é Você,que não sabe o que é issoooooooooooooooooo!!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário