quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Dinâmicas Super legais,para a Volta às Aulas!

DINÂMICA SOCIALIZADORA ("VESTINDO A CAMISA!")








Não esqueçam nunca de trazer ao Espaço Escolar,antes de tudo: INTERAÇÃO,ALEGRIA E MUITA AFETIVIDADE! Sem esses elementos, a Prática da Coordenação Pedagógica torna-se evasiva e desprovida de Significação Cultural!

Beijão Amigas(os)!


Técnica adaptada do Livro: “Dinâmicas Pedagógicas”, Marie Bourget.

Objetivos:

Discutir os Modelos de atenção á Educação em âmbito Nacional;
Refletir a Vigilância á Educação, como Modelo Assistencial para a promoção da Qualidade de Vida!
Fomentar a discussão sobre a Prevenção de problemas comuns ao âmbito escolar, tais como:
Distúrbios de Aprendizagem, Assédio Moral aos Funcionários da Educação como um todo,Bullyng, Hiperatividade, Dislexia, Violência, Evasão escolar, Sexualidade, Drogas, dentre tantos outros...
Repensar a qualidade do Ensino Brasileiro, enquanto Promotor da Formação Intelectual ao Cidadão.
Nº de Participantes: Indefinido
Duração: 60 a 90 minutos
Materiais necessários:
Papel colorido, Cami (Cores claras), Canetas.
Preparo do Material:
Você deverá recortar camisas em Cami.As camisas deverão corresponder ao número de participantes.Se desejar trabalhar em grupos. Faça camisas de cores diferentes,sendo uma cor,para cada grupo(10 pessoas aproximadamente),ou seja,10 camisas de cada cor.
Observação!
É importante que as camisas sejam cortadas previamente! Leve-as já prontas!
Desenvolvimento da Técnica:
Distribuir uma camisa para cada participante. Motive o Grupo, para que participem desta Dinâmica!Oriente-os informando-lhes que deverão escrever na sua camisa um “Slogan”, uma mensagem que gostaria de compartilhar com todos, já que “Vestiu a Camisa!”
O Coordenador ou facilitador da Dinâmica atribui um tema para Discussão e solicita que cada participante escreva o “Slogan”. Após o trabalho individual, formam-se os grupos, conforme a cor da camisa. Neles, fazemos a Leitura dos Trabalhos individuais e coletivamente e construímos um único conceito em relação ao Tema, que representará a síntese das idéias individuais.
Em Plenária, cada membro do grupo apresenta o próprio “Slogan” e o produto do grupo, relatando as facilidades e dificuldades durante o processo.

O Facilitador faz a Sistematização, aproveitando as contribuições individuais e também dos grupos, conduzindo as discussões para atender aos objetivos propostos.
Esta Dinâmica é excelente para Reflexão de início de Ano Letivo, ou para Jornadas Pedagógicas!




Dinâmica B

Criada pela Equipe do Núcleo de Capacitação-CSSM e adaptada por mim: Reijane Passos


"A FEIRA"






Objetivos:

Favorecer a descontração, integração e apresentação do grupo;
Refletir sobre as oportunidades de escolha, na vida de cada um.
Nº de Participantes: até 40 pessoas
Duração: 30 minutos aproximadamente
Materiais necessários:
Figuras de frutas, legumes, verduras e de outros produtos vendidos em Feiras públicas (As figuras deverão ser duas de cada tipo).
Um quadro ou painel onde serão afixadas as figuras:
Fita crepe;
Aparelho de Som;
Cd(Cantiga de Roda): ”Quando moças e rapazes vão á feira passear!”
Preparo da Técnica:
Colocar o painel na parede com as frutas afixadas de forma aleatória.Deixe o aparelho de som com a música preparada.No caso de não conseguir o aparelho de som ou o Cd,o facilitador deverá ter conhecimento da música.

Desenvolvimento da Técnica:
Preparados os elementos (frutas, legumes, verduras, em nº correspondente aos participantes presentes Figuras duplas afixá-las ao painel,sendo que as da mesma espécie estejam uma distante da outra)
Você deverá orientar o seu grupo para que, ao iniciar a música todos estejam cantando e andando pela sala,cumprimentando os colegas,conforme a Letra da Música em questão.Repita a música 2 ou 3 vezes,para que todos aprendam e participem cantando!Ao parar a música, cada participante escolherá a figura do produto:frutas ou legumes de que mais gostar!Em seguida,cada participante deverá procurar o seu par;ou seja, a pessoa que retirou o produto igual ao seu.Formados os pares,o facilitador,atribui um tempo,ou seja;alguns minutos para que as duplas se conheçam.Após alguns minutos,todas as duplas se apresentarão para todo o grupo,justificando a escolha do produto e comentando se teve a oportunidade de praticar o seu Livre arbítrio ao escolher o referido produto ou não!
O Coordenador Pedagógico fará a sistematização da Atividade, conforme o Objetivo proposto em sua atividade!!

Use a sua Criatividade Colega!Faça a Diferença!




"QUAL É O MEU CARINHO?"

DINÂMICA C



Clique Aqui e veja mais imagens

Escolher uma boneca Bebê não muito pequena!





Desenvolvimento:

Solicite ao grupo de participantes,que formem um círculo,todos em pé,bem próximos uns dos outros!Em seguida,procure motivar o seu grupo informando com entusiasmo,que vão participar de uma tarefa,que poderá ser muito agradável para todos,ou para a maioria dos participantes!Apresente o” Bebê boneca”,perguntando:_”Vocês gostam de bebês?”Ótimo!Vamos fazer um carinho neste lindo bebê?(Demonstre você primeiro!)Logo em seguida,passe o Bebê para o Componente da sua direita e peça á todos,que façam o mesmo!Ao receber a Boneca,todos irão acariciá-la e dirão em voz alta para os Colegas do grupo,qual o Carinho que feito no Bebê!Todos deverão “Fazer um carinho na Boneca!”Quando a Boneca retornar às suas mãos;ou seja,ás mãos do Coordenador ou facilitador da Dinâmica,faça a Reflexão:_”Como foi fazer o Carinho na Boneca?Agora,nós iremos fazer o mesmo carinho feito na Boneca,no nosso Colega da direita!
Reflexão:
Quais as dificuldades existentes no Grupo em relação á Expressão da Afetividade?
Como foi fazer o Carinho no seu Colega?
Foi mais fácil ou mais difícil?Por quê?
Em seguida, faça a Sistematização, correlacionando com o Tema da Discussão.
Importante!
Esta Dinâmica será muito importante para “aqueles Professores”, ou melhor, os que se dizem “Professores”, que tratam Alunos,Colegas e Funcionários em geral, como se todos fossem”Robôs”!Sempre da mesma forma!
O Principal passo para o Sucesso nas Relações, quer sejam Escolares ou não,está justamente na Valorização da Afetividade como Elemento Primordial entre Professores,Alunos,Coordenador Pedagógico,Família,Comunidade,Funcionários,Gestão Escolar e demais segmentos!

Beijos da Amiga Reijane !!!

Um comentário:

  1. Esses gifs descendo pela página atrapalharam a leitura. Ficou impossível!

    ResponderExcluir