quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Projeto "Abre Alas"para o Fundamental II !

Amigos(as) Leitores:

(SEQUÊNCIA 01)


(Este Trabalho tem a duração de (+ ou - 03 horas)

Este Projeto faz parte, de uma importante e criativa Coletânea de trabalhos propostos pelo Programa "Parâmetros em Ação" (Primeiro e Segundo Ciclos do Ensino Fundamental II),do qual tive a honra de participar, como Formadora em 1994 pela Rede Pública Municipal de Ensino)Contudo,algumas adaptações foram feitas por mim!Afinal
de contas,devemos ser criativos(as) sempre! Quaisquer projetos por mais complexos e formalizados que pareçam ser,precisam e devem atender ás necessidades da nossa Clientela (Alunos),bem como,da nossa Comunidade!Resignificar as Relações Escolares,a
Escola e a nossa prática pedagógica é a maior intenção deste trabalho! Esta sugestão de Projeto,não está restrita á trabalhos incisivos e preorganizados!Mas,sim,trata-se de uma Possibilidade de mediação didática a ser utilizada sempre que se faça necessária! Espero que gostem e explorem nuances, que facilitem a sua atuação profissional enquanto Coordenadores Pedagógicos.

Vamos lá!


1) Os Professores divididos em 02 ou mais grupos,fazem a montagem de um retrato da "Escola":UMA IMAGEM QUE REPRESENTE (A ESCOLA NOS SEUS DIFERENTES ASPECTOS),utilizando recortes de jornais,colagens,revistas,desenhos e etc.O que se propõe é que os Professores apresentem a Escola com os aspectos que julguem mais relevantes.
2)Os grupos apresentam e explicam aos Colegas o que fizeram.
3)Os Professores procuram identificar as diferenças e semelhanças entre as imagens produzidas e apontar os aspectos reais( O QUE A ESCOLA É) e os aspectos ideais (O QUE A ESCOLA DEVE SER).

OBSERVAÇÃO: Poderá haver a tendência de registrar apenas o que é bom,o que é bonito,o que se deseja.É importante que o Coordenador dos trabalhos alerte para a necessidade de mostrar o que é realmente a Escola,confrontada com o que os Professores desejam que ela seja.
4)Os Trabalhos são afixados dando início à montagem de um mural a ser completado ao longo do módulo.
5) Leitura (Em Grupo):PCN (VOLUME I -INTRODUÇÃO)Pág 44 (2º parágrafo ) Pág 48
(Final do parágrafo inicial)- "Escola e Constituição da Cidadania.


(Este é o Volume!)





Questões-Roteiro:

A) O que diferencia a PRÁTICA ESCOLAR DE OUTRAS PRÁTICAS EDUCATIVAS?
B)Por que é importante articular o saber escolar com o que se aprende fora da Escola?
C)O que quer dizer isso?
D)O que significa a afirmação de que a Escola deve possibilitar condições aos alunos para o desenvolvimento de suas capacidades?


6)SÍNTESE INDIVIDUAL A SER REGISTRADA NO CADERNO DE ANOTAÇÕES: Para que serve a Escola?

7)Discussão coletiva(a partir das sínteses individuais)e registro das conclusões num cartaz para compor o mural e para futura consulta.


(SEQUÊNCIA 02 ( + OU - 03 HORAS)


"QUE SOCIEDADE QUEREMOS?"






1) Leitura do texto da música "COMIDA"(Antunes,Frommer e Brito),gravada pelo Grupo Titãs(Sempre que possível acompanhar a Leitura com a execução da gravação sonora-

ANEXO 01) - Letra da Músia Comida (Antunes,Fommer e Brito)

BEBIDA É ÁGUA

COMIDA É PASTO
VOCÊ TEM SEDE DE QUÊ?
VOCÊ TEM FOME DE QUÊ?
A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA
A GENTE QUER COMIDA,DIVERSÃO E ARTE
A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA
A GENTE QUE SAÍDA PARA QUALQUER PARTE
A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA
A GENTE QUER BEBIDA,DIVERSÃO,BALÉ
A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA
A GENTE QUER A VIDA COMO A VIDA QUER

BEBIDA É ÁGUA
COMIDA É PASTO
VOCÊ TEM SEDE DE QUÊ?
VOCÊ TEM FOME DE QUÊ?
A GENTE NÃO QUER SÓ COMER
A GENTE QUER COMER,QUER FAZER AMOR
A GENTE NÃO QUER SÓ COMER
A GENTE QUER PRAZER PRA ALIVIAR A DOR
A GENTE NÃO QUER SÓ DINHEIRO
A GENTE QUER DINHEIRO E FELICIDADE
A GENTE NÃO QUER SÓ DINHEIRO
A GENTE QUER INTEIRO E NÃO PELA METADE


2)Formulação de uma frase que expresse o significado do texto e registro no caderno.
3)Apresentação das frases e seleção de algumas para inclusão no mural

4)Leitura em pequenos grupos,do texto dos PCN'S,VOLUME 08(Apresentação dos Temas Transversais ) (Páginas 19 a 23-Introdução) "Leiam o texto pensando nos princípios da Educação propostos nos PCN'S.O que eles acrescentam na compreensão do seu trabalho de Educador?"

(Este é o VOLUME 08!)







5)DISCUSSÃO COLETIVA:

Duração (+ OU - 04 HORAS)

" A CIDADANIA DEPENDE DA ATUAÇÃO DE TODOS!"






1)Debate coletivo sobre a vivência da Cidadania.
"COMO É NOSSA VIVÊNCIA DE CIDADANIA?AGIMOS COMO CIDADÃOS?
QUE CAPACIDADES SÃO NECESSÁRIAS A UMA PESSOA PARA PARTICIPAR EFETIVAMENTE COMO CIDADÃO NA NOSSA SOCIEDADE?
2)Registro no mural daquilo que o grupo considera imprescindível para atuar com cidadão Sociedade brasileira? Pensar tanto em Direitos e DEVERES COMO EM PARTICIPAÇÃO RESPONSÁVEL.

3)Leitura e discussão em grupos do texto dos PCN'S,VOLUME 01,OBJETIVOS GERAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL(páginas 107 e 108)

"OS OBJETIVOS APRESENTADOS NOS PCN'S COINCIDEM COM AS NECESSIDADES APONTADAS NA ATIVIDADE ANTERIOR?
ELES SÃO ADEQUADOS PARA NORTEAR O TRABALHO EDUCATIVO DAS ESCOLAS?POR QUÊ?
OS ALUNOS DE NOSSAS ESCOLAS DESENVOLVEM ESSAS CAPACIDADES AO LONGO DO ENSINO FUNDAMENTAL?ESTAMOS SATISFEITOS COM OS RESULTADOS?
SERIA NECESSÁRIO MUDAR ALGUMA COISA? O QUÊ? POR QUÊ? PARA QUÊ?

4)Apresentações das conclusões dos grupos:

Sequência 4 (+ ou - 03 Horas)

QUESTÕES DE CIDADANIA

1) EXIBIÇÃO E DISCUSSÃO COLETIVA DO PROGRAMA ESCOLA E CIDADANIA,DA SÉRIE PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS/UM COMPROMISSO COM A CIDADANIA,DA TV ESCOLA.


2)Leitura e discussão em pequenos grupos do texto PCN (volume 08- Temas Transversais páginas 29 39).

3)Apresentação das sínteses das discussões dos grupos,seguida de uma discussão coletiva a partir das seguintes questões:


"FAZ ALGUMA DIFERENÇA PARA A COMUNIDADE O FATO DE SUAS CRIANÇAS E JOVENS FREQUENTAREM A ESCOLA?
O QUE OS ALUNOS APRENDEM NA ESCOLA,OS CAPACITA A ATUAREM COMO CIDADÃOS PARA MELHORAREM A VIDA DE SUAS COMUNIDADES?

SEQUÊNCIA 05 (+ OU - 03 HORAS)

"ARTICULANDO A ESCOLA E A VIDA"









1)Leitura e Discussão em peqenos grupos do VOLUME 08 (páginas 43 a 53)
2)Após a leitura,levantamento das questões sociais mais urgentes vividas,pela comunidade em que a Escola está inserida e que as Escolas deveriam incluir no seu trabalho educativo.


"ESCOLHAM UMA DAS QUESTÕESE DISCUTAM QUAIS SERIAM AS DIRETRIZES GERAIS PARA ESSE TRABALHO:
QUE METAS SERIA POSSÍVEL ALCANÇAR?
COM QUEM E QUANDO DESENVOLVER ESSE TRABALHO NA eSCOLA?
QUE INFORMAÇÕES SOBRE O ASSUNO SÃO NECESSÁRIAS?ONDE BUSCAR AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS?
QUAIS PODERIAM SER OS PARCEIROS DA ESCOLA NESSE TRABALHO?
O QUE OS ALUNOS APRENDERIAM? QUE CAPACIDADES DESENVOLVERIAM?
O QUE SERIA NECESSÁRIO MUDAR NO ENSINO DAS ÁREAS E NO CONVÍVIO ESCOLAR?

Finalização:

REGISTRO DAS DISCUSSÕES PARA O MURAL EXPLICITANDO AS QUESTÕES SOCIAIS ELEITAS E AS METAS POSSÍVEIS PARA O TRABALHO ESCOLAR A ELAS RELACIONADO.

BOM TRABALHO! (Este trabalho é muito proveitoso,quando realizado da forma correta!)


Beijocas para todas(os)!!

REIJANE PASSOS





OBSERVAÇÃO: Os Titãs são um grupo brasileiro,que compõe e cantam Rock.Suas letras contêm,em geral,críticas ao comportamento social.Aqui o texto serve de "Provocação" para a Discussão sobre a Constituição da Cidadania.

Segue abaixo este Clipe super bem elaborado por essa Turma Super inteligente,Linda e Criativa! Isso é mais uma prova, quem nem só de "Pagodes" vivem os nossos Jovens!Sugiro, que o utilizem também nesta Dinâmica ou em outro momento reflexivo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário