sábado, 6 de fevereiro de 2010
Recebendo os alunos em Fevereiro!
Oi Pessoal!
Fevereiro é tempo de Festa,mas,também de início de aulas em muitas escolas do Brasil!E foi justamente pensando nisso e em vocês,que organizei algumas atividades como sugestão para recepcionar alunos do Ensino Fundamental I(Turmas do 1º ao 5º ano;ou como muitos ainda preferem: (Alunos da Alfabetização á 4ª série!)Postarei também algumas sugestões para Turmas do Ensino Fundamental II (6ºao 9º ano!)
Escola__________________ Turma_______________
Professor(a)____________ Período: De_______ a__________
OBJETIVOS:
1)Reconhecer a Escola como local de aprimoramento moral e intelectual;
2)Despertar a participação efetiva nas ações escolares;
3)Reconhecer todos os Direitos e Deveres dos alunos,Professores e demais funcionários escolares.
4)Reconhecer a importância da Escola para a Formação das Posturas Éticas,que permearão a vida adulta.
DESENVOLVIMENTO:
1ºDIA DE AULA:
1)Organizar a Escola para receber os alunos com faixas,cartazes,balões,músicas e palhaços.
2)Apresentar alunos novatos e demais funcionários da Escola.
3)Conduzir os Alunos á uma visita ás dependências da Escola,com a finalidade de que observem as transformações feitas na mesma,durante as Férias Escolares(Pintura,,Conserto de cadeiras,etc..)
4)Exibição de filme,com temática alusiva á Conservação do Patrimônio Escolar!(Sugestão de Música:"Estudo Errado",Gabriel Pensador)
"Estudo Errado" (Gabriel Pensador)
Eu tô aqui Pra quê?
Será que é pra aprender?
Ou será que é pra sentar, me acomodar e obedecer?
Tô tentando passar de ano pro meu pai não me bater
Sem recreio de saco cheio porque eu não fiz o dever
A professora já tá de marcação porque sempre me pega
Disfarçando espiando colando as prova dos colegas
E ela esfrega na minha cara um zero bem redondo
E quando chega o boletim lá em casa eu me escondo
Eu quero jogar botão, vídeo-game, bola de gude
Mas meus pais só querem que eu "vá pra aula!" e "estude!"
Então dessa vez eu vou estudar até decorar cumpádi
Pra me dar bem e minha mãe deixar ficar acordado até mais tarde
Ou quem sabe aumentar minha mesada
Pra eu comprar mais revistinha (do Cascão?)
Não. De mulher pelada
A diversão é limitada e o meu pai não tem tempo pra nada
E a entrada no cinema é censurada (vai pra casa pirralhada!)
A rua é perigosa então eu vejo televisão
(Tá lá mais um corpo estendido no chão)
Na hora do jornal eu desligo porque eu nem sei nem o que é inflação
- Ué não te ensinaram?
- Não. A maioria das matérias que eles dão eu acho inútil
Em vão, pouco interessantes, eu fico pu..
Tô cansado de estudar, de madrugar, que sacrilégio
(Vai pro colégio!!)
Então eu fui relendo tudo até a prova começar
Voltei louco pra contar:
Manhê! Tirei um dez na prova
Me dei bem tirei um cem e eu quero ver quem me reprova
Decorei toda lição
Não errei nenhuma questão
Não aprendi nada de bom
Mas tirei dez (boa filhão!)
Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi
Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi
Decoreba: esse é o método de ensino misturado com ameboa
Eles me tratam como ameba e assim eu não raciocino
Não aprendo as causas e conseqüências só decoro os fatos
Desse jeito até história fica chato
Mas os velhos me disseram que o "porque" é o segredo
Então quando eu num entendo nada, eu levanto o dedo
Porque eu quero usar a mente pra ficar inteligente
Eu sei que ainda num sou gente grande, mas eu já sou gente
E sei que o estudo é uma coisa boa
O problema é que sem motivação a gente enjoa
O sistema bota um monte de abobrinha no programa
Mas pra aprender a ser um ingonorante (...)
Ah, um ignorante, por mim eu nem saía da minha cama (Ah, deixa eu dormir)
Eu gosto dos professores e eu preciso de um mestre
Mas eu prefiro que eles me ensinem alguma coisa que preste
- O que é corrupção? Pra que serve um deputado?
Não me diga que o Brasil foi descoberto por acaso!
Ou que a minhoca é hermafrodita
Ou sobre a tênia solitária.
Não me faça decorar as capitanias hereditárias!! (...)
Vamos fugir dessa jaula!
"Hoje eu tô feliz" (matou o presidente?)
Não. A aula
Matei a aula porque num dava
Eu não agüentava mais
E fui escutar o Pensador escondido dos meus pais
Mas se eles fossem da minha idade eles entenderiam
(Esse num é o valor que um aluno merecia!)
Íííh... Sujô (Hein?)
O inspetor!
(Acabou a farra, já pra sala do coordenador!)
Achei que ia ser suspenso mas era só pra conversar
E me disseram que a escola era meu segundo lar
E é verdade, eu aprendo muita coisa realmente
Faço amigos, conheço gente, mas não quero estudar pra sempre!
Então eu vou passar de ano
Não tenho outra saída
Mas o ideal é que a escola me prepare pra vida
Discutindo e ensinando os problemas atuais
E não me dando as mesmas aulas que eles deram pros meus pais
Com matérias das quais eles não lembram mais nada
E quando eu tiro dez é sempre a mesma palhaçada
Manhê! Tirei um dez na prova
Me dei bem tirei um cem e eu quero ver quem me reprova
Decorei toda lição
Não errei nenhuma questão
Não aprendi nada de bom
Mas tirei dez (boa filhão!)
Encarem as crianças com mais seriedade
Pois na escola é onde formamos nossa personalidade
Vocês tratam a educação como um negócio onde a ganância a exploração e a indiferença são sócios
Quem devia lucrar só é prejudicado
Assim cês vão criar uma geração de revoltados
Tá tudo errado e eu já tou de saco cheio
Agora me dá minha bola e deixa eu ir embora pro recreio...
Esta Letra é muito interessante, para a realização de trabalhos que envolvam uma dinâmica textual reflexiva;atravésda análise da letra,os alunos poderão produzir seus próprios textos,desenhos,expressões artísticas das mais diversas!Ótima ferramenta para Oficina de Língua Portuguesa! Anexarei também, em próxima Postagem o Vídeo da Música:"Estudo Errado!"
2º DIA DE AULA:
1)Iniciar os trabalhos com uma pequena e descontraída sondagem!Nada muito sistemático!Sugiro, que utilize a indicação da Oficina de Língua Portuguesa acima!
3º DIA DE AULA:
1)Iniciar a organização da sala de aula,juntamente com os alunos.Montar os Cantinhos do:Livro,da Matemática,das Ciências,História,Geografia,Filosofia,ED.FÍSICA,ETC..Decore os Cantinhos com materiais trazidos pelos Alunos.Confeccionar uma lixeira para a sala de aula.Organizar os cadernos,(Encapar,colar desenhos na primeira folha para identificá-los,elaborar o seu Contrato Didático com sua turma,apresentar detalhadamente os professores para os Alunos.
4º DIA DE AULA:
1)Organizar uma Gincana entre Alunos de todas as turmas.
2)Definir tarefas e apresentar uma listagem para os alunos.
3)Definir os critérios e os nomes das equipes(Definir tarefas fáceis e que venham a colaborar com a criação do Cantinho do Livro e da sala de materiais diversos.
5º DIA DE AULA:
1)Culminância e Avaliação.
2)Gincana Estudantil, com o objetivo de reunir toda a Escola para uma Grande Confraternização!
Espero que aproveitem esta atividade da melhor forma possível!
Beijos da Amiga Reijane Cruz Passos!
Atividades para o Ensino Fundamental II:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário